26 de out. de 2005

Linux outra vez

Pois é, pela 4ª ou 5ª vez na minha existência, tentei instalar uma distro Linux.

Tentando recaptular: em 2002 eu tive o primeiro contato, instalando o Mandrake 7 em casa. Foi horrível, não saí do lugar, não fiz nada com ele. Em seguida tive um breve contato durante um curso de PHP, que se não me engano usava Red Hat. Depois de um bom tempo, em 2004 eu instalei o Kurumin, todo mundo falava que era fácil e tudo mais, mas eu não tive lá muito sucesso tb. Fiz algumas coisinhas, mas nada demais. Depois de um tempo de raiva e decepção (comigo, não com o Linux), tomei uma atitude radical e instalei o Slackware 10. Até que consegui fazer umas coisas básicas, como configurar teclado, vídeo, monitor, som, etc... mas levei quase 3 meses pra conseguir instalar o meu modem e, quando consegui, não conectava. Conclusão!?!?! Desisti novamente.

Bom, semana passada resolvi que iria tentar novamente uma distro Linux. Mas qual usar dessa vez? Após ler alguns textos e ouvir opiniões, resolvi aderir a febre do Ubuntu. Baixei... queimei o cd e instalei. Fiz uma pequena confusão na hora das partições, mas depois entendi o que se passava e mandei bala. Levou uns 25 minutos para instalar e depois foi só alegria.

Agora decidi ficar usando apenas ele no trabalho, como se não tivesse mais o Windows na máquina. Então, tudo o que eu preciso, estou dando um jeito de me virar sozinho. Claro que peço um help pro povo da empresa também, mas tá valendo.

Nesse meio tempo, instalei vários aplicativos que eu precisei, graças ao gerenciador de aplicativos que deixa tudo muito fácil, tanto para instalar quanto para remover. Alguns aplicativos instalei via "aptitude install", o que tb me ajudou bastante. Mas aprendi algumas coisinhas já, como montar compartilhamentos de rede, as outras partições do hd, e mais alguns macetes. Conclusão!?! Em dois dias com o Ubuntu já aprendi muito mais do que todas as minhas outras tentativas anteriores. Será que ele é mais fácil? Será que agora eu realmente quis aprender? Acho que é um pouco dos dois... ou na verdade, eu tinha que começar com uma distro mais fácil mesmo, pois começar com Slackware não é pra muitos não, eu não consegui!