6 de jul. de 2007

Risoto Tropical



História:

Era sábado. Cheguei em casa por volta das 15:00 horas e não tinha nada pronto. Olha daqui, olha dalí... fuça na geladeira e no armário, algumas anotações mentais de ingredientes e mão na massa. O nome acho que saiu pelo simples fato de ter ficado colorido, por isso Tropical.

Rendimento:

2 porções médias (dá para duas pessoas)

Ingredientes:

- 1 cebola média picada
- 1 tomate médio picado
- 5 pedaços de tomate-seco picados
- 1/2 linguiça calabresa picada em cubos
- 1/2 pimentão verde
- 1/2 lata de milho verde
- 1/2 xícara de vinho branco suave
- 1/2 caixinha de creme de leite
- 1/2 pimenta vermelha (dedo de moça)
- queijo parmesão ralado à gosto
- sal à gosto
- pimenta do reino à gosto
- manjerona à gosto
- 4 colheres grandes de arroz já pronto (podem ser 6 colheres se for um pouco menor)
- azeite ou margarina culinária para fritar

Modo de preparo:

Bom, não tem muito segredo. A idéia principal é utilizar o mínimo de azeite/margarina possível, uma vez que o tomate-seco dependendo de onde se compra já vem com azeite. Aqueça o azeite ou derreta a margarina culinária, acrescente a calabreza e deixe dourar. Acrescente a cebola e deixe murchar. em seguida coloque o milho verde, o tomate seco e refogue por uns 3 minutos. Coloque o tomate e deixe dar mais uma refogada. Acrescente o sal, a pimenta do reino, a manjerona e a pimenta vermelha. Mais doi sminutos refogando e já pode acrescentar o vinho branco. Mexa bem para que todos os ingredientes entrem em contato com o vinho. Quando o vinho reduzir acrescente o pimentão verde e refogur no máximo por 1 minuto e meio para que o pimentão não fique muito mole. Acrescente o arroz. Misture bem e coloque o creme de leite. Se necessário pode se colocar maisum pouco de margarina. Deixe o creme de leite reduzir o suficiente, mas mantenha o arroz úmido. Retire do fogo, faça as porçoes nos pratos e polvilhe com queijo parmesão. Está pronto.

Observações:

Essa receita foi feita com arroz já pronto e de prefer~encia que esteja bem soltinho. Quem quiser, pode adaptar e fazer como arroz crú, mas lembre-se de colocar opimentão e o tomate somente no final, pois se não eles derretem.