18 de abr. de 2007

Prêmio para bandas independentes!?!

A revista Dynamite vai premiar, através do prêmio Toddy, os "melhores artistas independentes" do cenário brasileiro. Até aí tudo bem, acho que todos merecem ser reconhecidos.

Mas espera um pouco, independentes? Desde quando Sepultura, Tom zé, maria Bethânia e afins são independentes? Até mesmo outras bandas que estão na lista de indicados como Dead Fish e mesmo o Arnaldo Antunes não tem mais nada de independente.

Acho que erraram no termo. O correto poderia vir a ser "música alternativa" e, no caso, teríamos que excluir a Bethânia da lista.

Eles tentam alegar que o prêmio é destinado à artistas que não estão em gravadoras multinacionais, mas pera lá, existe uma grande diferença entre estar em uma gravadora "nacional" e não estar em nenhuma gravadora como é o caso de muitas bandas independentes que estão suando a camisa pra conseguir gravar um disco, pagando para fazer seus próprios shows e coisas do tipo.

Tudo bem vai... posso estar meio nervoso, mas a verdade é que não acredito em prêmios para arte. Será que eles querem dizer "independentes" no sentido dos artistas citados poderem fazer o que quiserem com sua arte/música sem serem influenciados pelas gravadores a que são dependentes? Mas se fosse isso cadê o Los Hermanos que é a maior prova da independência musical? Acho que não é isso não, pois quem conhecia o Dead Fish de antigamente sabe o quanto eles mudaram depois de assinar com uma gravadora.

2 Comments:

At 11:52 AM, Blogger crisdias said...

É, mas o termo é esse mesmo. "Independente" é quem não está com a Big Media. Então tem muito filme enlatadão por aí que é independente.

Aliás, Star Wars é independente, porque é todo feito e bancado pela Lucasfilm, a Fox só distribui.

 
At 1:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Realmente houve a descoberta do termo independente, asssim como antes houve do Alternativo. VocÊs realmente acham que dá certo rotular? Concordo com nosso amigo quando ele diz que é contra premiação. Muitos que ganham merecem mas outros a gente sabe que é só ma pexada do curador, ou um novo espaço publicityário comprado como o Jabá. Nem tanta coisa mudou assim. O interessante é que tem muita coisa boa aí no mercadão mas tem que ralar!!!!

 

Postar um comentário

<< Home