28 de abr. de 2007

Microsoft Inovation Day: MOSS 2007

Nessa semana que se passou, a empresa onde trabalho proporcionou para mim e mais 4 colaboradores uma ída a Microsoft Brasil para participar de um evento chamado de "Inovation Day" que iria falar sobre o Microsoft Office SharePoint Server 2007. Uma boa oportunidade pois estamos desenvolvendo um portal interno onde estamos usando o SharePoint como plataforma e ele tem demonstrado ser uma boa pedida para esse tipo de solução, além de ter uma ótima integração com boa parte da plataforma Microsoft, principalmente com o pacote Office.

A viagem foi muito legal e foi só risada tanto na ída quanto na volta. O complexo onde fica a sede da Microsoft é muito bonito. É um complexo com 3 torres onde uma delas é o WTC, a outra é o hotel Hilton e a terceira, a Torre Norte, é onde fica a MS e demais empresas. Embaixo disso tudo, em 5 andares de sub-solo, tem uma enorme praça de alimentação com algumas lojas e 4 andares de garagem. Foi muito interessante estar no meio de executivos e ver esse lado dos negócios mais de perto.

Bom, voltando a MS... o evento começou as 14:00 e o auditório estava lotado. Expectativa grande da minha parte sobre como seria tudo e tal, mas logo foi caindo por terra com slides enchedores de linguiça e pelas diversas vezes que osistema travou e precisou reiniciar a máquina. Só da palestrante principal foi reiniciado 3 vezes se não me engano. Depois um cara foi falar de um programa de apoio para desenvolvedores que a MS estava lançando e não conseguia abria seu "ppt" e precisou reiniciar também, hehehehe!!!

O que faltou na palestra foi a falta de habilidade dos palestrantes em conduzir a mesma, devido as inúmeras vezes de reinício de máquina, eles abriram espaços para perguntas e a coisa foi descambando chergando ao ponto de pessoas fazerem perguntas sobre o porque da máquina delas ficarem lentas com o SharePoint Designer (novo apelido do antigo front Page) aberto e por aí foi.

Para encurtar o papo.... foi apresentado algumas vantagens do SharePoint 2007 sobre o 2003, um cara mostrou como criar "Events Handler" (pra mim a única coisa que prestou) e mostraram que pra tudo que vc vai desenvolver no SharePoint, utilizando Visual Studio, é preciso criar infinitos arquivos XML e tudo o mais que possa te desanimar. Eles ainda teriam que falar sobre a integração deo SharePoint como Workflow Foundation, mas a palestra estava atrasada e somente passaram por cima dos ítens restantes, não falando nada com nada.

Foi tudo bem no estilo MS, como era de se esperar.