18 de jul de 2007

3 posts do Simples Idéias que salvaram a minha vida

Sou leitor do blog Simples Idéia, do Nando Vieira, há um bom tempo e sempre aguardo com entusiasmo o seu próximo posts, pois sempre são coisas interessantes e principalmente úteis para mim.

Nesse post vou citar 3 posts do Simples Idéias que, de certa forma, salvaram a minha vida...

1- Lidando com checkbox no JQuery:

Eu estava envolvido em um projeto de uma loja virtual e precisava, na parte de categorizar os produtos eu tinha que fazer uso de vários checkboxes, marcando e desmarcando uma série deles de acordo com outros checkboxes. COmo o sistema precisava usar JQuery eu estava iniciando com essa lib saí pelo Google revirando tudo quanto era site. Nesse momento, achei o post do Simples Idéias em que o Nando falava sobre um plugin que ele fez pra JQuery para tratar de checkboxes. Bingo! Exatamente oque precisava. Foi só instalar e chamar ele em meu projeto que estava tudo funcionando perfeitamente. Achoque na época até fiz uma pequena alteração nele, na verdade incluí mais uma maneira de se lidar com os checkboxes, mas não me recordo agora. Muito bom!!!

2- Balanço do Spesa no mês de fevereiro:

Esse é um post simples onde o Nando apenas dá um breve resumo (de poucas linhas mesmo) sobre oprojeto que ele desenvolve, o Spesa. Porque esse post salvou minha vida? Porque através dele pude conhecer esse maravilhoso gerenciador monetário, que é tudo o que precisava: simples, direto, sem frescuras, faz e muito bem o que se propõe, além de ter um layout que me agrada demais. Agora consigo ter minha conta controlada e com previsões reais de gastos e lucros.

3- Test-Driven Development no Rails: Unit Tests:

Bom, esse post é uma aula na verdade. Maravilhoso de se ler. Esse post do nando caiu como uma luva pois estamos enfrentando vários problemas com testes aqui onde trabalho e acabamos discutindo sobre métodos de reduzir esse cenário. Eis que surge o nando com esse post. Pudemos ler e, tirando a parte do Rails que não usamos aqui ainda, ele nos foi muito útil para dar o ponta pé inicial nessa 'nova' maneira de se trabalhar. Estamos agora discutindo qual seria a melhor maneira de se implementar o TDD aqui em nossa equipe. Mais uma vez, salvou a minha vida!!!

Espero que esses posts possam ser úteis para quem lê meu blog, assim como foram para mim. Mas não fiquem chateados caso nenhum dos 3 sirva para você, entre no Simples Idéias e dê aquela vasculhada que com certeza terá algo te esperando.

Agora, eu gostaria de um post mais aprofundado no TDD, com exemplos práticos de aplicação e coisas do tipo. Gostei muito disso!!!! Se bem que em setembro o nando vai fazer uma palestra sobre TDD com o pessoal da e-genial!

Valeu!!!!