28 de nov. de 2005

Google Analytics

Como não podia deixar de ser, o Google lança mais um serviço matador, o Google Analytics (aqui em Pt-Br). Nada mais nada menos do que um sistema de análise do seu site. Incrível.

Foi meio complicado de instalar no começo, pois ele pede que vc adicione um código Javascript nas páginas que vc deseja que sejam analisadas e o sistema do Google não estava encontrando esse código nas páginas. Isso na verdade era um bug do sistema, já divulgado pelo próprio Google, que se ainda não resolveu o problema está em vias de fazê-lo.

Mas o fato é que o Google Analytics te gera uma gama incrível de relatórios sobre o seu site. Relatórios de visitas, de quantas páginas cada visitante acessou, páginas mais acessadas, de onde vieram seus visitantes (te fala de que sites vieram e de que lugar do mundo tb), navegador, sistema operacional, resolução de tela, e tudo mais que vc possa imaginar. E ainda tem um sistema de integração com o Ad Sense pra informar o quanto seu site está gerando de lucro.

Eu realmente demorei um tempinho para entender certos relatórios, mas depois que os entendi foi uma mão na roda... aliás umas duas mãos na roda.

Porém, como disse antes, existem alguns bugs no sistema, por isso o Google fechou o sistema, ou seja que não tem precisa esperar mais e quem tem não pode mais adicionar outas páginas, para poder dar um gás nas correções e melhorias do mesmo.

Valeu muito a pena!!!

Obrigado Google.