2 de dez. de 2004

Brian Wilson é eleito músico do ano por Academia Fonográfica dos EUA

O cara é pouco foda.
Cresci ouvindo ele e sua banda!
Vale a pena...



http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u48377.shtml

da France Presse, em Los Angeles
da Folha Online

O cantor e compositor Brian Wilson será homenageado como o músico do ano da MusiCares 2005 em fevereiro próximo, anunciou ontem a Academia Fonográfica dos Estados Unidos, organizadora do evento e da cerimônia dos Grammy.

Wilson --eleito por sua carreira artística e humanitária-- receberá a homenagem num jantar especial, que incluirá um show no próximo dia 11 de fevereiro no Palladium de Hollywood.

"Brian Wilson representa o espírito positivo que vem da dedicação, perseverança e brilhante criatividade; sua contribuição à evolução da música é tanto legendária como profunda", indicou Neil Portnow, presidente da Academia.

Em 1961 Brian Wilson, então um adolescente, junto a seus dois irmãos, Dennis e Carl, seu primo Mike Love e um amigo, Al Jardine, lançaram o grupo Beach Boys, que produziu mais de 40 hits, entre eles "Surfer Girl", "I Get Around", "Don't Worry Baby", "Fun, Fun, Fun" e "California Girls".

Após um colapso nervoso em meados dos anos 60, Wilson teve problemas psicológicos e se envolveu com drogas pesadas. Mas, antes de se distanciar dos palcos, produziu em 1966 um álbum que se converteria em uma das maiores referências da música pop, "Pet Sounds".

O gênio criativo dos Beach Boys se apresentou pela primeira vez no Brasil no início de novembro deste ano, na noite de encerramento do Tim Festival, em São Paulo.