28 de abr. de 2007

Microsoft Inovation Day: MOSS 2007

Nessa semana que se passou, a empresa onde trabalho proporcionou para mim e mais 4 colaboradores uma ída a Microsoft Brasil para participar de um evento chamado de "Inovation Day" que iria falar sobre o Microsoft Office SharePoint Server 2007. Uma boa oportunidade pois estamos desenvolvendo um portal interno onde estamos usando o SharePoint como plataforma e ele tem demonstrado ser uma boa pedida para esse tipo de solução, além de ter uma ótima integração com boa parte da plataforma Microsoft, principalmente com o pacote Office.

A viagem foi muito legal e foi só risada tanto na ída quanto na volta. O complexo onde fica a sede da Microsoft é muito bonito. É um complexo com 3 torres onde uma delas é o WTC, a outra é o hotel Hilton e a terceira, a Torre Norte, é onde fica a MS e demais empresas. Embaixo disso tudo, em 5 andares de sub-solo, tem uma enorme praça de alimentação com algumas lojas e 4 andares de garagem. Foi muito interessante estar no meio de executivos e ver esse lado dos negócios mais de perto.

Bom, voltando a MS... o evento começou as 14:00 e o auditório estava lotado. Expectativa grande da minha parte sobre como seria tudo e tal, mas logo foi caindo por terra com slides enchedores de linguiça e pelas diversas vezes que osistema travou e precisou reiniciar a máquina. Só da palestrante principal foi reiniciado 3 vezes se não me engano. Depois um cara foi falar de um programa de apoio para desenvolvedores que a MS estava lançando e não conseguia abria seu "ppt" e precisou reiniciar também, hehehehe!!!

O que faltou na palestra foi a falta de habilidade dos palestrantes em conduzir a mesma, devido as inúmeras vezes de reinício de máquina, eles abriram espaços para perguntas e a coisa foi descambando chergando ao ponto de pessoas fazerem perguntas sobre o porque da máquina delas ficarem lentas com o SharePoint Designer (novo apelido do antigo front Page) aberto e por aí foi.

Para encurtar o papo.... foi apresentado algumas vantagens do SharePoint 2007 sobre o 2003, um cara mostrou como criar "Events Handler" (pra mim a única coisa que prestou) e mostraram que pra tudo que vc vai desenvolver no SharePoint, utilizando Visual Studio, é preciso criar infinitos arquivos XML e tudo o mais que possa te desanimar. Eles ainda teriam que falar sobre a integração deo SharePoint como Workflow Foundation, mas a palestra estava atrasada e somente passaram por cima dos ítens restantes, não falando nada com nada.

Foi tudo bem no estilo MS, como era de se esperar.

E enfim eu descobri o Last.fm

Pois é, sei que estou beeemmm atrasado, mas só nessa semana que eu resolvi olhar com mais jeitinho para o Last.fm e descobrir o seu funcionamento e suas maravilhas. Depois de entender o seu proósito fiquei me perguntando como não havia me interessado antes.

É simples, basta acessar o site http://www.last.fm, digitar seu artista preferido que uma rádio é criada. Depois é só se deliciar com as músicas do artista em questão e com todos os outros artistas "similares" que a rádio lhe presenteia. Em uma semana conheci tantos novos artistas, relacionados com os meus, que fiquei de boca aberta.

Vale e muito conhecer!!!

Nova versão do Ubuntu foi lançada - Ubuntu 7.04 - Feisty Fawn

Foi lançada a nova versão do Ubuntu, a 7.04 Feisty Fawn (sabe se lá oq ue isso quer dizer, hehehehe). Não vou me extender muito aqui, pois tem um post no MeioBit que dá uma pincelada geral sobre o lançamento.

Somente quero deixar registrado um "agradecimento" a todo o pessoal da Canonical e demais desenvolvedores espalhados pelo mundo que contribuem para que o Ubuntu seja uma distro voltada mesmo para o usuário menos hard e que faz o que tem que ser feita, sem muitas delongas e compilações complicadas.

Link para o post do MeioBit: http://www.meiobit.com/lan_ado_ubuntu_7_04_feisty_fawn

25 de abr. de 2007

tag-esse-sou-eu

Para introduzir / explicar o post, colo o texto do Rafael Apocalypse:

"Começou com o Fábio Seixas, do excelente Camiseteria, passou pelo Mauro Amaral, CarreiraSolo . Caiu de paraquedas via google talk: “tá tageado”. Foi assim que fui avisado!"

Só a parte do "tá tageado" que não foi bem assim, nomeu caso. Mas a idéia é escrever sobre quem ou o que "eu sou". Não e tarefa fácil, pois não sou muito de escrever e sermpre que tentamos falar da gente acaba soando meio que sei lá...

Vamos lá... me chamo Gustavo Cardoso de Faria Neto e completei 30 anos bem vividos agora no início de 2007. Sou músico. Toco bateria desde os 16 anos, mas nunca fui muito aplicado, toco mais com o coração e ouvido do que com a técnica. Nesse embalo já passei por muitas bandas de várias vertentes do bom e velho rock and roll. Já cheguei a tocar em 5 bandas de uma vez e já fiz shows na mesma noite com bandas diferentes também (aquela coisa de tocar em um lugar e o pessoal da outra banda estar esperando pra te levar para outro local).

Sou um estusiasta e apaixonado por WEB desde 1997, quando tive contato com a internet pela primeira vez e pude fazer uma "home page" para uma das minhas bandas da época. Lembram daquelas pagininhas simples e toscas que hospedávamos no Terravista.pt? Foi assim que tudo começou. Hoje trabalho com webstandards 99,9% do tempo e sou viciado em Xhtml e CSS. Programo em Php desde 2002 e sou entusiasta de Ruby on Rails.

Na vida pessoal, moro com minha mãe e um primo pequeno. Tenho um gato persa branco chamado Brian Wilson e um cachorro pintcher invocado e gordo chamado Nenê (hehehe). Me formei no final do ano passado em Sistemas de Informação, sou noivo e apaixonado pela minha noiva. Estou nos preparativos para me casar (aquela coisa gostosa de planejar a compra da casa, móveis, etc). Faço academia e pratico Yoga, esta ainda no início e estou sofrendo com as posições e na concentração.

Bom, não fui poético como o resto do pessoal e nem sei se falei tudo o que precisava ou se acabei falando demais. Mas no geral é isso que eu sou.

Ah... ia me esquecendo: EU SOU MUITO FELIZ!!!

Agora como já sabem quem sou eu, passo a bola para frente: Cris Dias, Élcio Ferreira, Jânio Sarmento e Eustáquio Rangel, quem são vocês?

18 de abr. de 2007

Prêmio para bandas independentes!?!

A revista Dynamite vai premiar, através do prêmio Toddy, os "melhores artistas independentes" do cenário brasileiro. Até aí tudo bem, acho que todos merecem ser reconhecidos.

Mas espera um pouco, independentes? Desde quando Sepultura, Tom zé, maria Bethânia e afins são independentes? Até mesmo outras bandas que estão na lista de indicados como Dead Fish e mesmo o Arnaldo Antunes não tem mais nada de independente.

Acho que erraram no termo. O correto poderia vir a ser "música alternativa" e, no caso, teríamos que excluir a Bethânia da lista.

Eles tentam alegar que o prêmio é destinado à artistas que não estão em gravadoras multinacionais, mas pera lá, existe uma grande diferença entre estar em uma gravadora "nacional" e não estar em nenhuma gravadora como é o caso de muitas bandas independentes que estão suando a camisa pra conseguir gravar um disco, pagando para fazer seus próprios shows e coisas do tipo.

Tudo bem vai... posso estar meio nervoso, mas a verdade é que não acredito em prêmios para arte. Será que eles querem dizer "independentes" no sentido dos artistas citados poderem fazer o que quiserem com sua arte/música sem serem influenciados pelas gravadores a que são dependentes? Mas se fosse isso cadê o Los Hermanos que é a maior prova da independência musical? Acho que não é isso não, pois quem conhecia o Dead Fish de antigamente sabe o quanto eles mudaram depois de assinar com uma gravadora.

14 de abr. de 2007

Mozilla faz campanha em favor dos Webstandards

O texto que li no MeioBit já diz tudo, então resolvi apenas linká-lo aqui: http://www.meiobit.com/campanha_mozilla_por_webstandards